data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Renan Mattos (Diário)
Foi a partir de um questionamento sobre o que fazer com o papel que sobrava que surgiu um projeto de sustentabilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Dalla Corte, no Bairro São José em Santa Maria. Utilizando materiais recicláveis e reutilizando o que iria direto para o lixo, alunos criaram assessórios e novas roupas. O resultado desse trabalho será apresentado em um desfile de moda na escola neste sábado.
Saiba como recuperar a senha e cadastrar um novo e-mail para o Enem 2019
Nos anos iniciais, as crianças aprenderam a reciclar o papel que sobra do dia a dia. Com isso, eles confeccionaram tiaras, chaveiros, enfeites de natal, imã de geladeira, jogos e diversos objetos. Como o projeto é interdisciplinar, é ensinado até mesmo educação fiscal. É que em todos os eventos da escola, as crianças vendem esses materiais. O valor arrecadado está sendo guardado em um cofrinho e será utilizado para o aluguel de um brinquedo inflável na festa de final de ano do colégio.
De acordo com a diretora Simone Dias Leal, a iniciativa também se expandiu para a casa dos alunos. As professoras realizaram uma oficina de reciclagem do papel com as mães, possibilitando que a criação de materiais sustentáveis seja uma forma de aumentar a renda das famílias.
Já do 5º ao 9º ano, o foco foi na moda. A partir de uma parceria com o curso de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN), os alunos aprenderam a customizar roupas que seriam jogadas fora e dar mais estilo ao look. A ideia deu tão certo que os adolescentes foram até a a universidade fazer um ensaio fotográfico para um catálogo de moda que ficará de recordação para a escola.
- Isso também é um resgate da autoestima dos nossos alunos. Durante esse projeto, se gerou discussões bem amplas, como o trabalho escravo e infantil na produção de roupas piratas, a indústria da moda, a indústria do corpo, inúmeras discussões que acho que tem um significado real para vida deles, que não fica só na teoria - explica a professora Andréia Rossato Branco.
data-filename="retriever" style="width: 50%; float: right;">
Restaurante Universitário reduz opções no cardápio para manter funcionamento
Para os alunos, poder explorar novas temáticas dentro da sala de aula os estimula a criatividade e as inúmeras possibilidades no futuro.
- Eu fiz um short e duas camisetas em casa. Eu nunca tinha pensado em fazer isso. Foi bem legal aprender a fazer coisas novas - relata Larissa Rosa, aluna do 7º ano .
Na tarde deste sábado, a partir das 14h, os alunos realizam um desfile de moda na escola com as peças criadas no projeto. No local (Estrada Municipal Angelo Berleze ) também haverá um brechó, para incentivar o consumo sustentável. O evento tem entrada gratuita e é aberto para toda a comunidade.